segunda-feira, 6 de abril de 2009

Sem asas ao amanhecer.


Li um livro muito bom e fiz uma resenha pra faculdade, vou postar aqui...






Livro: Sem asas ao Amanhecer
Escritora: Luciana Scotti
Editora: O Nome da Rosa

Resenha:

Luciana é uma estudante de Farmácia da USP, que no auge dos seus 19 anos, bonita, sonhadora, saudável, começa a namorar Lucas. Apaixonada, atende ao pedido do namorado de começar a tomar anticoncepcionais, vai a uma ginecologista que passa uma pílula para ela sem nenhum exame prévio, mesmo sabendo que a paciente fumava e bebia, passou o remédio sem avisar de suas possíveis conseqüências.
Em 2 de Maio de 1994, Luciana agora com 22 anos, formada, fazendo pós-graduação, sofre um AVC [ Acidente Vascular Cerebral ] sem nenhum motivo aparente. No hospital, ninguém a atendia com a devida preocupação, os médicos não sabiam exatamente o que havia lhe acontecido. Devido a ineficácia dos médicos, Luciana entrou em coma por 2 meses.
Quando acordou, Luciana estava tetraplégica e muda, porém o que ninguém imaginava é que ela ainda mantinha sua ótima consciência. Os músculos estavam todos paralisados, porém ela se mantinha consciente, ouvindo e entendendo tudo a sua volta. Por muitas vezes ouvia os médicos dizerem “Ela não passa de hoje” e coisas parecidas.
Depois de uma longa jornada de exames e cirurgias, foi constatado que o AVC se deu por uma falha, uma negligência da ginecologista. Foi comprovado que ingerir pílulas anticoncepcionais junto com cigarro e bebida gera um risco, pequeno porém é um risco, de obter um AVC. E mesmo a ginecologista ciente disso, não alertou Luciana, nem mesmo quando essa afirmou que sentia fortes e constantes dores de cabeça, o que já era um indício preocupante.
Luciana perdeu e ganhou muitos amigos, voltou para casa tetraplégica e muda, a família foi sua maior base e é até hoje. A casa dela e a família se desestruturaram por conta da doença. E Luciana que era tão cheia de vida, saudável, alegre, se via numa situação irreversível, pensava que nunca mais ia amar novamente, viver, sorrir, conversar.
Porém com o tempo, as amizades que restaram, as verdadeiras, e a família aos poucos foram devolvendo a alegria que Luciana tinha aos 20 anos.
Para conversar usava uma plaquinha com todas as letras do alfabeto, como conseguia mexer o dedo esquerdo, ia apontando para as letras de acordo com o que queria falar, assim foi aprendendo a se comunicar com as pessoas. Depois de ganhar um notebook de seu amigo, começou a se aventurar no mundo da internet, que naquela época não era tão conhecido assim. Começou a pesquisar muito, escrever o que sentia, até que teve a idéia de escrever um livro. Seria uma forma de expressar tudo que pensava e sentia com aquela situação toda.
Luciana, escrevendo com apenas 1 dedo, letra por letra, no notebook dela, escreveu esse livro, que foi sucesso de vendas.
E ainda deu uma brecha para o seu segundo livro, Doce Sinfonia do seu Silêncio.

Beijos Isa.

1 comentários:

Melchior disse...

Parece interessante. Ao mesmo tempo que mostra um tormento pessoal, da pra ver a eficácia da nossa medicina.

Como assim beijos da Isa da comunidade do Incubus? Acha que eu esqueci? Hahahaha!

Beijão Isa, keep on blogging!